segunda-feira, 2 de julho de 2012

Garantia estendida vale a pena?

É bastante comum vendedores de lojas varejistas oferecerem ao consumidor a chamada garantia estendida, especialmente no segmento de eletrodomésticos e eletrônicos.

A garantia estendida é um tipo de seguro regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados, e que tem por propósito complementar ou estender a garantia do produto. Nessa diferenciação reside o primeiro ponto a ser observado: a garantia estendida pode ser do tipo que amplia a garantia do fabricante ou que a complementa. A mais comum é a de ampliação. Nessa hipótese, a garantia estendida começa a valer após terminar o prazo da garantia legal e contratual.

Exemplo: quando você compra uma televisão, ela possui um prazo de garantia legal de 90 dias. Além disso, está coberta pela garantia do fabricante (normalmente 12 meses). Portanto, somente depois de esgotada a soma desse tempo é que começará a contagem do prazo da garantia estendida.

É importante lembrar que nos contratos desse tipo de produto estão descritas situações em que não há cobertura. Nesse caso, é essencial ter ciência disso, pois muitos consumidores só tomam conhecimento quando precisam da garantia e têm seu pedido recusado pela seguradora.

Em suma, a garantia estendida é um produto oferecido que deve ser muito bem analisado, pois em determinadas situações pode ter o caráter de engodo. Não raro, determinados aparelhos sofrem desgaste de peças específicas e conhecidas pelo comerciante. Curiosa e surpreendentemente, a garantia estendida pode ter todas as coberturas, menos dessas peças. Portanto, analise com critério cada situação.

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