terça-feira, 10 de julho de 2012

A importância da contribuição previdenciária

Geralmente é no final da carreira profissional que os trabalhadores começam a se preocupar com a aposentadoria, assunto que não se dá tanta importância nos primeiros anos do ingresso ao mercado de trabalho.

Em síntese, temos no Brasil dois regimes públicos de previdência: o regime próprio, destinado a servidores públicos de suas respectivas categorias, e o regime geral (INSS), que abrange a grande parte dos trabalhadores.

Neste espaço dedicaremos atenção ao regime geral, em especial aos contribuintes individuais (empresário e trabalhador autônomo e equiparado), tendo em vista que os servidores públicos dos regimes próprios, bem como os trabalhadores celetistas (carteira assinada), têm os descontos previdenciários em folha de pagamento, com a devida complementação do Estado ou empregador.

O contribuinte individual é “senhor de seu destino”. Ou seja, a ele cabe controlar e efetivar os recolhimentos da previdência pública se desejar obter no futuro um benefício.

Neste ponto observamos a angustia de contribuintes individuais que, ao passo que a idade avança, se dão conta de que nunca se preocuparam com suas respectivas contribuições previdenciárias ao regime geral. Sendo que o INSS só dá guarida aos seus segurados, pessoas que contribuem para o sistema.

Assim, é aconselhável a todos, em especial aos contribuintes individuais, a preparação para a jubilação, independente da idade atual, uma vez que quanto antes se pensar na questão, com melhores perspectivas chegará à aposentadoria.

Nenhum comentário: