quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Você conhece os riscos de ser um fiador?

Apesar da figura do fiador ser cada vez mais necessária em algumas situações, como contratos de locação de imóveis, as pessoas resistem em aceitar prestar fiança para conhecidos. A alta inadimplência é um dos motivos que assustam os fiadores.

O fiador é uma garantia, para o locador, de que o aluguel, condomínio, IPTU, etc, será pago. É uma segurança financeira do locatário. O fiador terá a mesma responsabilidade do devedor principal, e poderá ser acionado para quitar a dívida deixada. O seu nome também pode ser inscrito no SPC ou Serasa.

Existem algumas exigências para ser fiador. Primeiro, a pessoa precisa ser maior de 18 anos. Em segundo, deve possuir um imóvel quitado. Se a pessoa escolhida para prestar fiança for casada, é preciso de uma autorização do marido ou da esposa.

Algumas medidas diminuem o risco de prestar fiança. A primeira delas é conhecer bem a pessoa para quem será fiador. Depois é aconselhável conferir a situação financeira do afiançado. Controlar se os débitos estão sendo quitados em dia também é importante.

Existe o direito de o fiador responder pela dívida apenas depois da execução dos bens do devedor principal, mas esse benefício é afastado da maioria dos contratos. Isso causa o confisco dos bens do fiador de imediato.

Uma alternativa ao fiador é o chamado seguro fiança. Em vez de apresentar uma pessoa para prestar fiança, o locatário pode comprar a apólice. Nesse caso, a seguradora garante o pagamento em dia das dívidas. O valor da apólice é de aproximadamente um aluguel, e pode ser parcelada em até 12 vezes.

Nenhum comentário: